quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Informatização das Colecções

A informatização das colecções pode ter diversos objectivos. Um deles, é cobrir as necessidades internas do próprio museu, um segundo trataria de ampliar o seu acesso e uso ao público, e um terceiro consistiria em estabelecer sistemas integrados de informação com outros museus. A aplicação destes novos sistemas técnicos nos museus inicia-se na década dos anos 70. Os primeiros museus na automatização das colecções mas rapidamente se começaram a ampliar o seu uso a outras funções e actividades de educação, investigação científica, serviços técnicos e gestão do próprio museu. De forma gradual foram aparecendo estudos gerais que expressam a enorme possibilidade que a informática oferece. Cada museu, antes de iniciar o processo de informatização das suas colecções, tem de realizar um estudo detalhado do volume das mesmas e da sua natureza para passar, posteriormente, para a elaboração de um programa de acordo com as suas necessidades e objectivos.
Considera-se básico o facto de contar, desde o primeiro momento, com pessoal qualificado e com os meios económicos necessários para levar a cabo esta tarefa.
Este primeiro passo de informatização das colecções permite desenvolver o que hoje se conhece como “a informática da comunicação”, em que o ordenador se converte num suporte de comunicação onde os profissionais dos museus beneficiam, definindo uma série de estratégias que tem como objectivo revalorizar os fundos museográficos.
Todos estes meios têm revitalizado as diversas funções do museu chegando, inclusive, a obter dados sobre o comportamento do público, frequência das suas visitas, dias e horas das mesmas e itinerários elegidos. A sua aplicação estendeu-se até aos serviços técnicos com a incorporação de programadores de iluminação, climatização e segurança. As novas orientações da museologia, dentro do processo dinâmico desta, apostam por um melhor nível de comunicação, em que a incorporação dos avanços tecnológicos com todas as possibilidades que estes oferecem, é considerada como um dos meios de comunicação mais importantes ao seu alcance.

2 comentários:

  1. Que é bom haver pessoas com tanto altruísmo, generosidade,bairrismo e dedicação a coisas nobres e belas...

    ResponderEliminar